terça-feira, 17 de setembro de 2013

Micróbios produzem energia eléctrica a partir de águas residuais

Artigo publicado pelo jornal Público em 16/09/2013
Estudo da universidade de Stanford.

Engenheiros norte-americanos descobriram uma maneira eficaz de produzir energia eléctrica a partir de águas residuais utilizando micróbios que digerem matéria orgânica, foi esta segunda-feira divulgado.
Os responsáveis pelo estudo da universidade de Stanford, divulgado pela AFP, esperam que esta técnica venha a ser usada nas estações de tratamento de águas residuais e na remoção de poluentes orgânicos em "zonas mortas" nos oceanos e lagos.

Este protótipo de laboratório é limitado no momento, estando num tubo do tamanho de uma pilha, com eléctrodos negativo e positivo, imerso num recipiente de águas residuais onde estão as bactérias.

Ao consumir partículas de resíduos orgânicos, estes micróbios agrupados à volta do eléctrodo negativo são capturados pelo eléctrodo positivo da bateria.

"Chamamos a este processo de 'pesca de electrões'", refere Craig Criddle, professor do departamento de engenharia civil na Universidade de Stanford, na Califórnia, um dos principais autores da pesquisa, citado pela AFP.

Sem comentários: