sexta-feira, 24 de maio de 2013

VITAMINA D PODE AJUDAR DOENTES ASMÁTICOS

Estudo britânico revela melhoramentos do sistema imunitário
Publicado em www.cienciahoje.pt 2013-05-23
Estudo britânico revela melhoramentos do sistema imunitário

A Vitamina D pode ser uma alternativa aos convencionais tratamentos com esteroides utilizados no tratamento da asma. A conclusão é de uma equipa de cientistas do King’s College de Londres, Reino Unido.
 
 
 

 Os investigadores averiguaram o impacto da vitamina D numa substância química do corpo humano, a interleucina-17 (IL-17A), “um químico natural que ajuda o corpo a defender-se de infeções e que reduz a resposta dos esteroides quando é produzido em grandes quantidades pelo organismo”, explicam os especialistas britânicos.

No estudo, já publicado no Journal of Allergy and Clinical Immunology, verificou-se que a vitamina D foi capaz de reduzir os níveis de interleucina-17 em 28 pacientes. "Sabemos que pessoas com altos níveis de vitamina D conseguem controlar melhor sua asma”, sublinhou Catherine Hawrylowicz, coordenadora da equipa de investigação.

Neste trabalho participaram 18 voluntários, doentes asmáticos, e com altos níveis de resistência aos esteroides, dez doentes que tinham boa resposta a este composto e de dez pessoas saudáveis num grupo de controlo.

"Os resultados mostraram que os pacientes com asma tinham níveis muito superiores de IL-17A, do que aqueles que não tinham a doença", explica em comunicado a King's College de Londres.

Para Catherine Hawrylowicz “estas descobertas são entusiasmantes porque mostram que a vitamina D pode um dia ser usada não só para o tratamento dos pacientes resistentes aos esteroides, como também ajudar a reduzir as doses de esteroides administradas, reduzindo o risco de efeitos secundários nocivos".

O próximo passo é testar a Vitamina D como tratamento de doentes asmáticos. "Acreditamos que tratar as pessoas com vitamina D pode fazer com que os pacientes resistentes aos esteroides passem a responder a eles ou permitam que aqueles que já conseguem controlar sua asma tomem menos esteroides", disse Catherine Hawrylowicz.

A vitamina D está presente em alimentos como cogumelos, ovo, iogurte, sardinha. A produção desta substância pode também ser desencadeada pela exposição moderada ao sol.

Sem comentários: