sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

Cientistas descobrem ligação entre comer peixe, inteligência e sono

29 Dez 2017  // Nuno de Noronha 
Um estudo publicado na revista "Scientific Reports" conclui que as crianças que consomem peixe pelo menos uma vez por semana apresentam um quociente de inteligência (QI) mais elevado e dormem melhor. 

Poderá ser precisamente o sono o elo de ligação entre o consumo de peixe e um maior quociente de inteligência. A investigação, com a assinatura da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, recrutou 541 crianças na China, com idades entre os 9 e os 11 anos.
As crianças responderam a um questionário sobre o seu consumo de peixe durante o último mês, com opções que variavam entre "nunca" e "pelo menos uma vez por semana".
De acordo com o estudo, os voluntários também foram submetidos um teste de QI, em que eram analisadas as suas competências verbais e não-verbais. Os pais das crianças foram igualmente questionados sobre a qualidade de sono dos filhos, tendo fornecido detalhes sobre a duração, a frequência e a sonolência durante o dia.
Em conclusão, os investigadores descobriram que as crianças que tinham comido peixe todas as semanas revelavam, em média, mais 4,8 pontos nos testes de QI dos que as que tinham dito consumir "raramente" ou "nunca". As crianças que consumiam peixe de vez em quando apresentaram 3,3 pontos adicionais.
Por outro lado, os cientistas concluíram que um maior consumo de peixe esteve sempre associado a menores problemas de sono. "Isto acresce ao conjunto de evidência cada vez maior que demonstra que o consumo de peixe realmente oferece benefícios para a saúde", comentou Jennifer A. Pinto-Martin, professora de Epidemiologia e autora principal do estudo, numa nota apensa ao mesmo.

Sem comentários: