sábado, 6 de dezembro de 2008

Os magníficos fenómenos luminosos que a natureza nos oferece

Aurora Borealis e Aurora Australis


A Aurora Borealis ( no Norte ) e a Aurora Australis ( no Sul ) são fenómenos espectaculares, que resultam da emissão de radiações vísiveis com diferentes energias. Essas radiações vísiveis resultam da transição dos electrões de níveis de energia superiores, para níveis de energia inferiores, quando as moléculas de oxigénio e nitrogénio da atmosfera, passam de estados excitados ( maior energia ) para estados de menor energia.
A excitação das moléculas de oxigénio e de nitrogénio ocorre na Ionosfera e resulta da colisão destas moléculas com partículas de elevada energia ( electrões ), que têm origem no Sol e atingem a Terra com elevadas velocidades, na forma de vento solar.
Estas ao atingirem a Terra são capturadas pelo campo magnético terrestre e encaminhadas para os pólos magnéticos terrestres, através das linhas de campo magnético. É por este motivo que as Auroras Borealis ocorrem no pólo Norte e no pólo Sul geográficos. A espectacularidade do fenómeno e as suas causas podem ser observadas nas seguintes imagens e vídeo.














Arco-Íris

O arco-íris é outro desses maravilhosos fenómenos que ocorre devido à decomposição da luz branca ( luz do Sol ), quando esta passa do meio transparente ar, para o meio transparente gota de água. A decomposição da luz solar deve-se às diferentes velocidades das várias radiações que a constituem nos diversos meios ( gota de água ).
Nesta decomposição dá-se a separação das diferentes radiações com cores diferentes e origina um espectro contínuo ( no céu ) que nós conhecemos como arco-íris.

Sem comentários: