sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Dia Mundial da Diabetes

Hoje, 14 de Novembro, assinala-se o Dia Mundial da Diabetes. Para a generalidade da população a diabetes surge como uma doença crónica associada à incapacidade, por parte do organismo, de utilização da glicose como principal fonte de energia para o trabalho celular. Há mesmo células como as do cérebro em que a glicose, em situações normais, é o unico "combustível" utilizado. Para que a glicose possa entrar nas células, com excepção das cerebrais, é necessária a intervenção da insulina, hormona produzida pelo pâncreas endócrino, que funciona como que uma chave que franqueia as "portas" da célula à glicose. A ausência ou insuficiência desta hormona é, assim, responsável pela permanência da glicose no sangue e daí os elevados níveis de açúcar no sangue que caracterizam a doença.
Qual ladrão surgindo pela calada da noite, a diabetes apresenta-se, hoje em dia, como uma pandemia silenciosa, reflexo directo de um estilo de vida, que vai chegando de mansinho preanunciada por níveis elevados de colesterol, obesidade e hipertensão arterial. Actualmente afecta mais de meio milhão de portugueses, sendo que a nível mundial se contam mais de 150 milhões de indivíduos afectados pela doença, com prevalências crescentes em crianças, idosos e mulheres em menopausa. A expansão da doença é tal que a Organização Mundial de Saúde aponta para 2010 um número de 300 milhões de indivíduos, valor anteriormente prespectivado para 2025.
Esta doença, causa primeira de falências renais, acidentes vasculares cerebrais, enfartes de miocárdio, amputações e cegueira, surge como uma consequência directa de um modo de vida em que o consumo de açúcares e de gorduras não para de aumentar, acompanhado por um sedentarismo galopante personificado nas longas horas passadas em frente à televisão e ao computador. Não admira, por isso, que sejam cada vez mais frequentes os casos de crianças com diabetes tipo II, o que em tempos recentes só era observável em indivíduos com idades superiores a 50 anos.
Nunca é demais relembrar que a obsesidade constitui o principal factor de risco para o desenvolvimento da diabetes tipo II, o que é confirmado pelo facto de 80 a 90 por cento dos diabéticos serem obesos. Configura-se, deste modo, uma bem cimentada relação de causa-efeito entre obesidade e diabetes. Perante este quadro torna-se cada vez mais premente o combate a montante , a obesidade, para prevenir a jusante, a diabetes, o que significa empreender uma luta persistente e empenhada na implementação de boas práticas alimentares desde a mais tenra idade, começando em casa e continuando nas escolas, a que terá de se associar uma prática regular de exercício físico.
Fernando Ribeiro

Sem comentários: