sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Espécie animal imortal

National Geographic Júnior
Graças a um processo único, uma espécie de medusa consegue reverter o seu organismo ao seu estágio primário de vida.
 
O nome científico é Turritopsis dohrnii (anteriormente Turritopsis nutricula), também conhecido como medusa imortal, e pode ser encontrado no mar Mediterrâneo e nas águas da costa japonesa. Esta espécie consegue reverter o processo biológico de envelhecimento, de um estado adulto e sexualmente maduro, para um estágio imaturo.

A vida desta medusa começa como uma pequena larva, capaz de nadar livremente pela água, conhecida como plânula. Na fase seguinte de crescimento, esta forma uma colónia de pólipos, prendendo-se ao fundo do mar. Estes pólipos unem-se numa forma única dando origem à medusa, que se liberta do fundo do mar, passando a circular normalmente. Nesta fase, a medusa já adulta e sexualmente madura procura acasalar rapidamente.

Quando exposta a condições de stress, agressões físicas, ou mesmo se adoecer ou envelhecer, esta medusa ativa um mecanismo biológico de reversão, voltando ao estágio de pólipo para formar uma nova colónia e recomeçar o seu processo de vida. Teoricamente, este processo repete-se indefinidamente, tornando esta espécie de medusa biologicamente imortal.

Como é óbvio, podem ser vítimas de inevitáveis predadores ou adoecer fatalmente na sua forma de medusa, antes de coneguir reverter o processo.

Sem comentários: