quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Cientistas descobrem forma de evitar parto prematuro

Renascença - 24/12/2015
O estudo ainda não está concluído, mas os resultados dos testes são positivos. A investigação ajudou a localizar o elemento que provoca as contracções da mulher.
 
O parto prematuro, a principal causa de morte perinatal de mães e bebés, pode ser evitado graças a uma descoberta de cientistas norte-americanos publicada na revista especializada "Science Transnational Medicine".
 
Uma investigação da Universidade de Stanford e da Universidade do Nevada ajudou a localizar o elemento que provoca as contracções da mulher, o que permitiu desenhar um inibidor para as interromper e adiar o parto.
 
Actualmente, não existe uma estratégia específica para prevenir ou tratar os partos prematuros que provocam a morte ou graves deficiências em inúmeros recém-nascidos todos os anos.
 
O desencadeador do parto é um canal de cálcio, ou seja, uma proteína semelhante a um poro que se encontra na membrana das células e que controla o fluxo de cálcio até ao interior da célula.
 
A identificação do canal de cálcio nas células musculares da parede uterina como causador da activação das contracções permitiu aos médicos identificar o alvo para onde será direccionado um inibidor para as bloquear.
 
Os investigadores aperceberam-se de que este canal de cálcio está mais presente em mulheres grávidas do que nas não-grávidas, aumentando os índices à medida que a gestação avança.
 
Os canais de cálcio são conhecidos pela capacidade de conduzir e manter o ritmo cardíaco, pelo que faz sentido que ajudem a preparar o corpo da mulher para o parto, como descobriu a equipa liderada pelo cientista Lihua Ying.
 
As equipas académicas de Nevada e Stanford desenvolveram um inibidor e testaram-no com sucesso em dois tipos de roedores, conseguindo prolongar as gravidezes e evitar partos prematuros.
 
Pelo contrário, a estimulação do canal de cálcio acelerou o parto dos ratinhos, comprovando a descoberta.

Sem comentários: