quinta-feira, 17 de julho de 2014

A banana vista por um especialista em nutrição

Texto escrito pela nutricionista Ana Guerra em 17/03/2014.
Considerado o fruto de eleição por muitos e o fruto da controvérsia por outros, o certo é que o consumo da banana é muito importante, principalmente para a maioria dos povos das regiões tropicais onde predomina o seu cultivo. Grande parte da produção de bananas destina-se à exportação, onde a Europa e os Estados Unidos são os principais mercados.

Para além da variedade de banana que existe nos nossos supermercados, ainda existe uma variedade designada por bananas-pão. Este tipo de banana tem uma polpa e casca mais rijas e é menos usada para exportação.

Em Portugal, mais propriamente na Ilha da Madeira, existe o cultivo de uma variedade de bananas que se diferencia pelo tamanho (um pouco mais pequena que as outras variedades) e pelo sabor (ligeiramente mais doce). Pensa-se que a banana foi introduzida na Ilha durante o século XVI, oriunda de Cabo Verde ou mesmo das Ilhas Canárias.

No que toca às características principais, cada banana pesa em média 125g e possui cerca de 72 por cento de água e um sabor um tanto adstringente e único que se deve à forte presença de amido na sua constituição. Quando a banana é deixada a amadurecer à temperatura ambiente ou quando é cozinhada, passa a ter um sabor doce devido à transformação desse amido em sacarose e glucose (os chamados açúcares simples).

Ao longo dos anos foram feitos vários estudos para determinar quais as propriedades mais importantes da banana. Hoje sabe-se que é um fruto muito equilibrado a nível nutricional e que tem uma boa quantidade de potássio e magnésio que a torna num excelente "suplemento alimentar".

Eis algumas das principais propriedades nutricionais da banana:

- Melhora o funcionamento intestinal em casos de diarreia devido à quantidade de uma fibra alimentar designada por pectina; esta fibra estimula a produção de bactérias fundamentais para o organismo.

- Quando consumida regularmente ajuda na prevenção de cãibras musculares que costumam aparecer após um exercício físico intenso, nos indivíduos que já possuem problemas musculares graves ou como efeito secundário de medicamentos.

- Possui um efeito antiácido quando chega ao estômago, protegendo-o das úlceras gástricas e reduzindo a sensação de ardor.

- Devido à quantidade de triptofano que possui, ajuda a ultrapassar os sintomas de depressão ligeira e melhora a sensação de bem-estar; o triptofano é um aminoácido que, juntamente com o magnésio, é utilizado para a produção de serotonina (a hormona do humor).

- É muito utilizada pelos desportistas antes de um treino ou competição porque fornece uma boa quantidade de açúcares e minerais importantes para o bom funcionamento dos músculos durante o exercício; também ajuda na manutenção dos valores de açúcar no sangue e fornece um "pack" extra de energia.

- Auxilia a absorção de cálcio pelos ossos, prevenindo o aparecimento de osteoporose.

- Protege dos radicais livres devido à presença de antioxidantes (vitamina E e C).

- Como é rica em potássio e pobre em sódio, a FDA (Food And Drug Administration) reconhece a banana como um fruto capaz de reduzir a pressão sanguínea e proteger o coração contra o enfarte ou ataque cardíaco.

A banana é considerada como sendo um alimento controverso, pois alguns profissionais de saúde afirmam que "a banana engorda". É claro que temos de ter em conta que uma banana possui uma boa quantidade de açúcares que, para quem está a fazer um plano de emagrecimento, pode não ajudar muito. Contudo, é preferível comer uma banana do que um pacote de bolachas ou meia tablete de chocolate ou outro alimento que possa parecer inofensivo mas que, nas contas finais, "pesa" mais e possui mais gordura e açúcar. Desta forma, a banana pode servir como um snack entre duas refeições ou quando sentimos vontade de comer alguma coisa doce.

Valores por 100g de parte edível

Energia - 95 Kcal

Teor em água - 72 g

Proteína - 1,6 g

Gordura - 0,4 g

Hidratos de Carbono - 2,2 g

Amido - 2,2 g

Fibra Alimentar - 3,1 g

Vitamina C - 10 mg

Folatos - 14 mg

Sódio - 6,0 mg

Potássio - 425 mg

Cálcio - 8,0 mg

Caroteno - 21 µg

Vitamina A - 4,0 µg

Fósforo - 25 mg

Magnésio - 28 mg


Tabela Nº1 – Dados recolhidos através da Tabela da Composição de Alimentos

Sem comentários: