quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Consumo de pepinos-do-mar pode reduzir doenças cardiovasculares – estudo

Artigo da agência Lusa
 
"Loulé, 15 set (Lusa) – O consumo de pepinos-do-mar, invertebrados da família das estrelas-do-mar, pode contribuir para a redução de doenças cardiovasculares, entre outros benefícios, revela um estudo realizado no Centro de Ciências do Mar (CCMAR) da Universidade do Algarve.
 
A investigadora Luísa Custódio disse à Lusa que as cinco espécies estudadas “contêm um baixo teor de gordura e um elevado teor proteico e a fração lipídica (gorduras) é essencialmente composta por ácidos gordos polinsaturados, os quais se encontram associados a numerosos benefícios em termos de saúde, como redução da incidência de doenças cardiovasculares”.
 
Uma destas espécies, de nome científico H. arguinensis – que existe na costa portuguesa entre Peniche e o Algarve e nos Açores e ainda no Mediterrâneo e na zona nordeste do Oceano Atlântico -,contém ainda compostos com propriedades antioxidantes, acrescentou a cientista.
 
O estudo do CCMAR arrancou no início do ano com o objetivo de perceber se o consumo de determinadas espécies de pepinos-do-mar pode ser benéfico para a saúde humana e se aquelas espécies têm atividades biológicas relevantes.
 
A sua introdução na alimentação e tratamentos medicinais teve origem na Ásia, onde os pepinos-do-mar foram sobre-explorados, estando a ser alvo de uma procura crescente na América, na Austrália e na Europa. São usualmente comercializados depois de secos com a designação de ‘Bêche-de-mer’.
 
Os pepinos-do-mar, cuja dimensão pode ir dos 26 aos 50 centímetros, podem ser encontrados em zonas de baixa densidade, sobre fundos rochosos ou arenosos, e a sua fácil captura durante a maré baixa preocupa os investigadores, que receiam um aumento excessivo de captura.
 
Apesar de não serem uma iguaria presente nas cozinhas portuguesas, os pepinos-do-mar já começaram a ser capturados e comercializados para o exterior.
 
O estudo realizado pelo CCMAR focou-se nas espécies Holothuria mammata, H. tubulosa, H. polii, H. arguinensis e Eostichopus regalis, cinco das cerca de 1.400 espécies de pepinos-do-mar identificadas até ao momento.
 
Além das conclusões, este estudo lançou novas dúvidas que Luísa Custódio admite que possam dar lugar a novas investigações.
 
“Por exemplo, o perfil nutricional de determinada espécie irá variar significativamente com o seu habitat e com o tipo de processamento, por exemplo, a secagem ou o congelamento? Estas espécies apresentam outras características que lhes confiram interesse como fonte de compostos nutracêuticos ou como alimentos funcionais?”, referiu, para exemplificar dúvidas que gostaria de aprofundar.
 
O estudo surgiu no seguimento dos projetos SEABIOMED (grupo MarBiotech, CCMAR), que avalia atividades biológicas de organismos marinhos, e o CUMFISH, que estuda o impacto das pescas em diversas espécies de pepinos-do-mar, liderado por Mercedes Wanguemert (grupo MAREE, CCMAR).
 
Ambos são financiados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia."

Sem comentários: