quarta-feira, 22 de agosto de 2012

O bom e o mau colesterol

Artigo publicado na rubrica Saúde da Sapo.

"Os tipos de colesterol correspondem à forma como se agrupa para se deslocar no organismo.
«O colesterol é transportado através da corrente sanguínea em pequenas embalagens chamadas lipoproteínas, feitas de gordura (lipo) no interior e de proteínas no exterior», detalha o National Heart Lung Blood Institute (NHLB).

Segundo o Patient Education Institute, existem três tipos de lipoproteínas, as de densidade muito baixa (VLDL), as de densidade baixa (LDL) e as de densidade alta (HDL).

O que é o bom e o mau colesterol?


Chama-se mau colesterol ao LDL porque, se estiver elevado, acumula-se nas paredes das artérias (vasos sanguíneos que transportam sangue do coração para o corpo); o HDL é considerado bom porque transporta colesterol de outras partes do corpo de volta para o fígado, que remove o colesterol do organismo.

Assim, quando faz análises ao sangue, além do valor total do colesterol, importa saber os valores individuais do LDL e do HDL já que um mesmo total pode resultar de proporções diferentes daqueles dois componentes. Deve também saber o valor dos seus triglicerídeos e manter o mau colesterol abaixo do valor máximo e o bom acima do mínimo.

Quais são os riscos do mau colesterol?

«Quanto maior o seu nível de LDL no sangue, maior é a probabilidade de vir a ter doença coronária, um problema em que, dentro das artérias coronárias, se acumula placa (ateroma) feita de colesterol, gordura, cálcio e outras substâncias do sangue», realça informação do NHLBI. A este problema chama-se aterosclerose.

«Com o tempo, o ateroma torna-se rígido e estreita as artérias coronárias, limitando o fluxo de sangue oxigenado para o músculo cardíaco», o que pode provocar angina de peito e enfarte. Quando se acumula nas artérias que transportam sangue oxigenado para o cérebro ou para os membros, pode ocorrer um acidente vascular cerebral ou doença arterial periférica, respetivamente."

Sem comentários: