quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Calendário de análises

Artigo publicado na rubrica Saúde da Sapo.
"Vigiar os níveis de colesterol no sangue é uma rotina a não descurar a partir do momento em que entra na idade adulta. Avalie o seu perfil lipídico através de análises ao sangue. Estas análises que discriminam os níveis de colesterol que circulam no sangue devem ser feitas com alguma regularidade, variando em função da idade.

Aos 20 anosSe tiver entre 20 e 30 anos, deve recorrer a este tipo de análises, pelo menos, duas vezes.

Aos 30 anosSe já completou os 30 anos, as recomendações gerais indicam que deve recorrer a este tipo de análises três vezes.

Aos 40
anos
Se já se encontra na faixa etária dos 40, deve de haver uma monitorização mais paertada. Por isso, as análises ao sangue devem ser efetuadas quatro vezes.

Depois dos 50 anos
A partir desta idade, deve recorrer a este tipo de análises, anualmente, sempre que o seu médico o recomendar ou se não estiver dentro dos valores normais, tiver história familiar de doença coronária prematura ou ainda, se tiver familiares próximos com alterações marcadas do colesterol ou do restante perfil lipídico.


Texto: Rita Miguel com Pedro Marques da Silva (médico especialista em hipertensão clínica e responsável da consulta de hipertensão arterial e dislipidemias do serviço de medicina do Hospital de Santa Marta) e Zélia Santos (dietista no British Hospital Lisbon XXI)"

Sem comentários: