Ao longo dos anos, os cientistas têm criado próteses dentárias dos mais diversos materiais – desde dentes feitos a partir de ossos de animais a dentes de madeira ou ouro. Agora, um grupo de cientistas chineses revelou que conseguiu criar, com sucesso, um “dente rudimentar” a partir de um material pouco provável e agradável: urina humana.
De acordo com a investigação, publicada no Cell Regeneration Journal, a estrutura dentária foi criada a partir de células estaminais recolhidas da urina humana. Embora a descoberta possa vir a revolucionar a indústria das próteses dentárias, a comunidade científica que trabalha com células estaminais acredita que a nova técnica tem ainda muitos obstáculos para ultrapassar.
Para a criação do implante, os cientistas chineses, dos Institutos de Saúde e Biomedicina de Guangzhou, utilizaram a urina humana, que normalmente possui células excretadas pelo corpo, mas que em laboratório podem ser transformadas em células estaminais. Estas células são depois misturadas com material orgânico para criar dentes. Segundo escreve a BBC, os dentes artificiais criados a partir da urina não são tão duros como os dentes naturais. Apesar do avanço, o estudo foi já bastante criticado pela comunidade científica internacional.
Chris Mason, cientista que trabalha com células estaminais na University College of London, indicou à cadeia britânica que a urina era um ponto de partir fraco e que era “provavelmente uma das piores fontes [para células estaminais] ”. “Existem muito poucas células [na urina] e a eficiência de as tornar em células estaminais é bastante baixa. O procedimento não deve ser este”, explicou o investigador britânico.