quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Manual para 'sobreviver' à temporada das gripes

msn saúde e bem-estar
Notícias ao Minuto
No que toca à gripe, mais vale prevenir do que curar. O site El Confidencial reuniu algumas coisas que deve fazer se quer passar o outono e o inverno sem ficar doente.
 
1. Lave bem as mãos. Para evitar a contaminação por vírus e bactérias, uma das melhores medidas a adotar é lavar bem (com água e sabão) e com frequência as mãos.
 
2. Afaste-se das pessoas doentes. Se tem algum familiar ou colega de trabalho que começa a mostrar sinais de estar com gripe, afaste-se dele para tentar reduzir ao máximo o risco de contágio.
 
3. Evite as mudanças bruscas de temperatura. Ao deparar-se com uma mudança de temperatura muito repentina, o corpo tem de trabalhar para colmatar essa diferença fazendo com que as suas defesas caiam, deixando-o mais vulnerável perante um vírus da gripe, por exemplo.
 
4. Não fume. Os fumadores têm mais probabilidades de ficarem com gripe, além disso o tabaco agrava os sintomas. Mesmo que não fume, tente não se expor ao fumo.
 
5. Descanse. Um estudo californiano publicado na revista Sleep concluiu que as pessoas que dormem menos de cinco ou seis horas por noite têm quatro vezes mais probabilidades de apanhar gripe do que os que dormem sete ou mais horas. Por isso, tente dormir o suficiente todas as noites para se manter saudável.
 
6. Beba muita água. A água ajuda a diluir a mucosidade que muitas vezes começa por surgir bem antes dos restantes sintomas de gripe.

Sem comentários: