domingo, 1 de dezembro de 2013

O controverso começo

Texto publicado na rubrica Saúde da Sapo

A melhor altura para iniciar o tratamento é «muito variável», refere o especialista, pois « a infeção pelo VIH evolui a velocidades diferentes».
 
De acordo com o GAT, na maioria dos casos começa-se o tratamento quatro ou cinco anos após a infeção, mas cerca de um terço dos infetados pode permanecer sem sintomas durante dez anos e sem tratamento.
 
Para decidir qual a melhor altura para iniciar o tratamento, os clínicos recorrem à contagem dos linfócitos CD4.
 
«Até há bem pouco tempo, recomendava-se que o tratamento se iniciasse quando o número das células CD4 atingisse os 350 células/mm3. Hoje, há novas guidelines que propõem que a terapêutica se inicie quando as CD4 atingirem os 500 células/mm3», adianta Ricardo Camacho.
 
Os pilares do sucesso
Se se utilizar o tratamento para o VIH na altura certa e de forma correcta, pode-se permanecer bem durante muito tempo. Para isso, «é essencial um diagnóstico precoce», alerta o especialista, explicando que «quanto mais tarde é diagnosticada a doença menor é a eficácia da terapêutica e a recuperação do sistema imunitário não será tão boa».
 
Durante os tratamentos é também importante que a medicação seja rigorosamente cumprida. «Ao parar a medicação, o doente arrisca-se a que o vírus desenvolva resistência aos fármacos e, apesar de atualmente existirem mais alternativas para tratar a infeção, cumprir a terapêutica à risca continua a ser um passo fundamental», sublinha.

Sem comentários: