quarta-feira, 12 de junho de 2019

Alimentos termogénicos que ajudam a queimar calorias

Nuno de Noronha

A termogénese é o procedimento através do qual a temperatura corporal aumenta, devido à ação do metabolismo, o que ativa o dispêndio calórico do organismo.

A principal ação que faz com que o nosso corpo aumente de temperatura para conseguir este efeito é a atividade física.
Praticar atividade física regularmente ou frequentar um ginásio são, juntamente com uma alimentação equilibrada, a chave para perder peso de forma saudável e progressiva.
Certos alimentos, devido às suas propriedades, atuam como elevadores da temperatura corporal e levam o nosso metabolismo a funcionar mais depressa na altura de os digerir, o que aumenta a queima de calorias em relação a uma digestão normal.
Estes alimentos contêm normalmente compostos como a capsaicina, a efedrina ou a cafeína que não só facilitam a queima de gorduras, como ajudam a reduzir consideravelmente o nível de colesterol.
Mas também existem especiarias e sementes com efeito termogénico. São elas:
Pimenta negra: a piperina é o elemento fundamental da pimenta. A sua função é estimular os recetores do sistema nervoso e bloquear a formação de novas células de gordura. A sua absorção é ainda melhor se a combinamos com outras especiarias como o caril ou a curcuma.
Gengibre: além das suas propriedades termogénicas, é um potente anti-inflamatório natural.
Mostarda: pode chegar a acelerar o metabolismo até ao dobro do seu funcionamento habitual.
Canela: quando se produzem variações bruscas de insulina ou açúcar no sangue, temos sensação de fome. A canela contribui para regular os níveis de glicose no nosso organismo e mantê-los estáveis.
Quinoa: além da sua ação queima gordura, contém proteínas e fibra.
Aveia: contém minerais, atua como antioxidante e contém fibra. Este alimento produz sensação de saciedade e melhora as digestões, normalizando os níveis de triglicéridos e glicose.
Sementes de linhaça: aportam-nos uma grande quantidade de Ómega 3, o que nos fornece gorduras boas e são benéficas frente ao colesterol.





Sem comentários: