quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Os seus espermatozoides estão de boa saúde? Já pode saber a resposta com um teste doméstico

16 Nov 2017 // Nuno Noronha // Notícias

Segundo os resultados clínicos, a fiabilidade de um novo teste já disponível no mercado é de 95%.

Testes clínicos analisaram 323 amostras de sémen de pacientes e determinaram que os resultados de um novo teste doméstico lançado no mercado, chamado SwimCount, correspondia em 95% aos resultados obtidos com o teste microscópico convencional.

"O SwimCount supõe uma revolução para o diagnóstico precoce da infertilidade masculina, que recordamos que é responsável por 40% dos problemas de infertilidade. Os outros 40% devem-se a causas da mulher e os restantes 20% a causas desconhecidas", assegura Marcos Meseguer, supervisor científico da Clínica IVI Valência e colaborador neste estudo.

"Não devemos subestimar a importância do fator masculino na reprodução", comenta, sendo que "um teste como este que permite ao homem obter um diagnóstico com um alto grau de fiabilidade, comodamente em casa, significa um grande avanço”, explica o especialista, que recorda que a idade é um fator que influi na fertilidade também nos homens.

Único teste doméstico que analisa a mobilidade progressiva
Até agora, os testes domésticos de fertilidade masculina só tinham em conta a quantidade de espermatozoides e não a qualidade, ainda que outros fatores como a mobilidade progressiva - a sua capacidade para mover-se em linha reta - são mais importantes para a fecundação.

O novo teste é o único que tem em conta também esta variável e, portanto, oferece um primeiro diagnóstico mais completo. Por este motivo, perante um resultado anómalo, recomenda-se sempre procurar um especialista para realizar uma análise mais completa.

Nas clínicas de procriação medicamente assistida, o teste que se utiliza de forma generalizada para analisar a fertilidade masculina é o espermograma. Consiste numa análise microscópica de uma amostra de sémen e tem em conta parâmetros como a morfologia – que os espermatozoides não sejam bicéfalos ou possuam duas caudas, por exemplo.

Como funciona?
Depois de depositar uma pequena amostra de sémen sobre o dispositivo, aqueles espermatozoides que são capazes de mover-se de forma progressiva (e não em círculos, por exemplo) apresentam uma coloração azul. Desta forma, quantos mais espermatozoides tenham alcançado em relação ao ponto fixo, maior será a intensidade da cor da janela do resultado, que pode ser consultada aos 30 minutos.

O limite inferior de fertilidade masculina utilizado na contagem pelo SwimCount está assente em 10 milhões de espermatozoides móveis por mililitro. Um número inferior implica maiores dificuldades para obter uma gravidez natural num prazo de um ano, pelo que é recomendável consultar um especialista em procriação medicamente assistida.

Sem comentários: