domingo, 24 de setembro de 2017

Isabel do Carmo: "Não há vantagens e vai sobrecarregar os rins"

24 DE SETEMBRO DE 2017
Uma questão de moda, que não ajuda nem a emagrecer nem a aumentar a massa muscular, e que pode prejudicar a saúde. É de forma apreensiva que Isabel do Carmo olha para o aumento do consumo dos batidos de proteínas.
Que benefícios têm estes cocktails de proteínas?
Não tem benefício nenhuns e podem ser prejudiciais. Se as pessoas, na sua alimentação ingerem as proteínas suficientes - e no geral comem peixe, carne, ovos, bebem leite, iogurtes, ou seja alimentos fornecedores de proteínas - não há necessidade nenhuma de fazer uma sobrecarga de proteínas que vai sobrecarregar os rins. É claro que os músculos necessitam de proteínas para a sua constituição mas aquelas que comemos na alimentação habitual são suficientes.

Considera então ser desnecessário esse consumo adicional?
Só se houver uma pessoa que tenha um défice alimentar, falo em idosos, doentes que não conseguem comer o suficiente e têm mesmo de ingerir concentrados de proteínas para equilibrar a sua alimentação. De resto, não há nenhuma vantagem, quer para mulheres quer para homens, os produtos que são vendidos, de forma irregular, nos ginásios. E além disso, há produtos que, muitas vezes, têm outras substâncias, que nem são declaradas. Portanto, é bastante prejudicial.

E como é que explica o aumento de venda destes produtos?
É uma questão de modas e de comércio. Não é mais do que uma estratégia de venda, já que benefícios não têm. Dizem que para os homens aumenta a massa muscular, e que para as mulheres faz emagrecer, pois substituem refeições ricas em hidratos de carbono - aliás, esta é outra moda.

Outro dos argumentos é que ajuda a converter a gordura em massa muscular...
Não é correto, a gordura não se transforma em massa muscular. Pode ser queimada, consumida com o exercício físico mais ou menos intenso e com uma dieta hipocalórica mas nunca se transforma em massa muscular. A questão é que, como são ministrados em ginásios onde as pessoas podem fazer um exercício físico intenso é natural que se consiga aumentar a percentagem de massa magra, de músculo. O efeito não é das proteínas mas do exercício físico, digamos que isso prende a pessoa ao ginásio.

Estes produtos também se compram na internet, é um duplo perigo?
Sim. Poderão ter substâncias ocultas, estimulantes. Com os homens há a questão das hormonas sexuais, pois muitas vezes estes produtos têm testosterona, androgénios e aí é grave, sobretudo na adolescência, porque pode provocar efeitos rápidos de inibição das verdadeiras hormonas do homem. Tenho quatro casos destes, de inibição do desenvolvimento genital dos adolescentes. Porque dando ao organismo androgénios exteriores, os próprios do indivíduo ficam inibidos. Isso pode dar resultados muito maus.

Estes quatro casos foram originados por situações de compra de produtos nos ginásios?
Sim claramente, de suplementos nos ginásios.

E como é que essas situações evoluíram?
Há um jovem que se safou, que jura que já não toma nada disso. Os outros três perdi-lhes o rasto. Uns eram gémeos. Há ano e meio encontrei a mãe que estava desesperada porque um deles ainda se mantinha com problemas graves.

Quais as consequências?
Um atraso no desenvolvimento sexual, no pénis e nos testículos nos adolescentes.

Sem comentários: