domingo, 16 de outubro de 2016

Obama felicita acordo para eliminar hidroflurocarbonetos

Renascença
15 out, 2016 - 18:08
Emenda de Kigali foi assinada por 200 países e junta-se ao Acordo de Paris como mais um avanço para ajudar a travar as alterações climáticas.
 
O Presidente norte-americano, Barack Obama, felicitou "o ambicioso" novo acordo alcançado por 200 Estados para eliminar gradualmente os hidroflurocarbonetos (HFC), os gases utilizados nos sistemas de refrigeração, espumas e aerossóis, e que potenciam o aquecimento do planeta.

Em comunicado, o Presidente norte-americano aplaude a aprovação em Kigali, de uma emenda ao Tratado de Montreal de 1987 que inclui as duas maiores economias do mundo, a China e os Estados, e cuja aplicação poderá evitar o aumento em meio grau da temperatura da Terra neste século.
 
"Durante muitos anos, nos Estados Unidos trabalhámos sem descanso para encontrar uma solução global que permitisse eliminar, gradualmente, a produção e o consumo dos HFC", que "podem ser centenas e até milhares de vezes mais potentes que o dióxido de carbono", assegurou Obama.
 
"Hoje em Kigali, cerca de 200 países adoptaram uma solução ambiciosa e de grande alcance para esta iminente crise", acrescentou.
 
Segundo o acordo, baptizado como Emenda de Kigali, os países desenvolvidos começam a diminuição gradual do uso de HFC em 2019, apesar de estar já em vias de desenvolvimento o congelamento dos seus níveis de consumo entre 2014 e 2028.

Sem comentários: