domingo, 12 de julho de 2015

Quais os efeitos dos sapatos de salto alto a longo prazo?

Green Savers - 12/07/2015
Investigadores da Universidade Hanseo, na Coreia do Sul, procuraram descobrir o que ocorre na estrutura corporal das mulheres quando elas usam saltos altos durante muito tempo.
Publicado recentemente na revista científica The International Journal of Clinical Practice, o estudo acompanhou universitárias de um curso para hospedeiras de bordo.
 
Durante um determinado período, as participantes tinham de usar salto alto durante as aulas – o treino era necessário, já que a maioria das companhias aéreas exige que as hospedeiras usem sapatos de salto alto. Os pesquisadores analisaram a capacidade de equilíbrio (utilizando uma superfície plana apoiada em um cilindro) e a força dos músculos do tornozelo das estudantes que faziam parte do nível iniciante, intermédio e avançado do curso. As iniciantes usavam menos tempo salto alto e as mais experientes faziam-no durante um período maior.
 
Segundo o agregador O Meu Bem Estar, os investigadores revelaram que o grupo de mulheres que estava a frequentar o curso de nível intermédio mostraram ter mais força nos músculos do tornozelo, sobretudo os localizados na parte interna e externa da junta, em comparação com as iniciantes, que usavam menos tempo saltos altos.
 
O estudo conclui ainda que o uso de sapatos de salto alto, num primeiro momento, estimula a adaptação do corpo e, portanto, exige uma maior força muscular, já que o tornozelo faz um esforço maior para se adaptar à mudança.
 
Contudo, as mulheres que usavam durante mais tempo sapatos de salto alto apresentavam um enfraquecimento dos músculos em comparação com as participantes dos outros dois grupos.
 
Além disso, os músculos da região frontal e traseira do tornozelo das mulheres com mais tempo de curso também se mostraram mais fracos – estas participantes tiveram inclusive um desempenho muito inferior em relação às restantes quando foi analisada a capacidade de equilíbrio. O estudo revelou também que, após anos de uso do salto alto, os músculos do tornozelo ficam mais instáveis, escreve a Veja.

Sem comentários: