terça-feira, 7 de abril de 2009

Dia Mundial da Saúde

Hoje, 7 de Abril, assinala-se o Dia Mundial da Saúde. Estando as actividades lectivas interrompidas não nos é possível a promoção de qualquer actividade que não deixe passar em branco a efeméride. Face às circunstâncias, tal será feito nos chamados Dias da Saúde a decorrer em 20 e 21 de Abril, conforme consta do plano anual de actividades do agrupamento de Biologia e Geologia. Oportunamente será divulgado o calendário de actividades de um modo mais preciso, devendo incluir palestras sobre higiene oral, depressão na adolescência e prestação de primeiros socorros, determinação da glicemia, da colesterolemia e do índice de massa corporal, medição da pressão arterial, apresentação de trabalhos sobre a temática da saúde, entre outras actividades, envolvendo a colaboração de várias entidades da comunidade.
Nunca é de mais relembrar que uma alimentação equilibrada com refeições diversificadas, de acordo com a idade, sexo, actividade e clima, e, ainda, a prática de exercício físico ajustado às características de cada um, constituem receita básica para a manutenção da saúde. Se pela boca morre o peixe, o sal, o açúcar, as gorduras e o álcool, quando ingeridos em quantidades excessivas, constituem-se, quais quatro cavaleiros do Apocalipse, nos piores venenos para o organismo.
A propósito de prevenção, a Associação de Farmácias de Portugal irá promover, entre 6 e 9 de Abril, através de algumas das suas farmácias associadas, ao rastreio da biabetes, doenças cardiovasculares, obesidade e Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC), quatro das patologias com maior prevalência em Portugal.

O sub-coordenador do agrupamento de Biologia e Geologia
Fernando Ribeiro

Sem comentários: