quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

"Descoberto gelo flutuante nos mares do satélite Titã"

"A sonda Cassini, da NASA, sugere que existem hidrocarbonetos congelados na superfície dos lagos e mares da lua de Saturno.

Por entre todos os planetas e luas do Sistema Solar, o satélite de Saturno, o segundo maior de todo o sistema, é o que mais se parece com a Terra primitiva. Apesar da atmosfera rica em metano, foram descobertos na sua superfície grandes mares e lagos de hidrocarbonetos em estado líquido.

"Uma das questões mais interessantes sobre estes lagos e mares é se poderão albergar alguma forma de vida exótica", afirma Jonathan Lunine, coautor da investigação e cientista impulsionador da sonda Cassini na Universidade de Cornell, em Nova Iorque. "A fronteira entre o liquido e o sólido é um limite que pode ter sido importante na origem da vida terrestre", acrescenta o cientista.

Até agora, os cientistas acreditavam que os lagos de Titã não tinham gelo flutuante porque o metano sólido é mais denso que o metano liquido. No entanto, o novo modelo considera a interação entre os lagos e a atmosfera, o que pode resultar em diferentes composições e pode originar mudanças de temperatura."


Artigo publicado aqui

Sugestão de divulgação deste artigo neste blogue pelas alunas do 10º B: Marta Oliveira e Rita Malveiro.

Sem comentários: