quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Encontrada nova espécie de macacos!

Uma nova espécie de macaco com o nariz arrebitado foi descoberta no nordeste de Mianmar, na Ásia.
As narinas deste animal estão voltadas para cima, e por isso, quando chove, a água entra por estas, fazendo com que o macaco espirre. Existem outras espécies com este tipo de nariz, mas são bastante raras.
Para os cientistas, esta nova descoberta é algo excepcional e demonstra a grande biodiversidade de Mianmar. Uma riqueza que precisa ser protegida, enfatizam eles.
Uma pequena população (estimada entre 260 e 330 indivíduos) foi localizada no Estado de Kachin, no norte de Mianmar.
Os animais são pretos e têm tufos de pelo branco nas orelhas. Têm lábios carnudos, barba no queixo e uma cauda longa (cerca de 140% do comprimento do corpo).
O nome científico deste animal é Rhinopithecus Strykeri.
Esta espécie está separada de outra semelhante pelos rios Mekong e Salween.
Com esta nova descoberta, Mianmar tem agora 15 espécies de primatas, o que enfatiza a importância do país para a preservação da biodiversidade.
Todas as espécies de macacos de nariz arrebitado estão em extrema ameaça de extinção. A caça e destruição de habitat são os factores que mais influenciam estas populações.
“Se pudermos convencer a população da área a parar de caçar o macaco de nariz arrebitado, por meio da criação de um sentimento de orgulho local, desenvolvendo patrulhas comunitárias e monitoramento, e oferecendo fontes alternativas de sustento para comunidades que dependem da floresta, poderemos salvar (a nova espécie) da extinção”, disse Momberg.

Fonte

Os alunos do 10ºA: Guilherme Duarte, João Campôa, Miguel Glória, Pedro Rosado.

Sem comentários: