quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Espinafres aumentam eficiência muscular

Um estudo publicado na revista “Cell Metabolism” revela que comer um prato de espinafres por dia, todos os dias aumenta a eficácia dos músculos.
Segundo o artigo publicado, na revista científica, se uma pessoa ingerir 300 gramas de espinafres por dia, atenua em 5% a quantidade de oxigénio necessária para o normal funcionamento muscular quando se exerce uma actividade física.
Apesar de os espinafres serem ricos em ferro, o elemento que favorece a massa muscular são os nitratos. Estes chegam com maior eficiência às mitocôndrias, que produzem energia nas células.
"É como se puséssemos combustível nos músculos. O espinafre faz com que funcionem com muito mais suavidade e eficácia", esclarece o autor do estudo, Eddie Weitzberg, do Instituto Karolinska, de Estocolmo
Durante três dias, o investigador administrou a um grupo de voluntários suplementos puros de nitrato numa quantidade equivalente a 300 gramas de espinafres.

Anteriormente e posteriormente a esta dieta, os voluntários pedalaram numa bicicleta enquanto o consumo de oxigénio por parte dos musculos era analisado, tendo-se apurado que foi entre 3% e 5% menor no final dos três dias. "É um efeito profundo e significativo. Demonstra que o Popeye tinha razão", comentou o especialista.
Popeye tinha razão, apenas o efeito não é instantâneo, como ocorria com o marinheiro.

Fonte

Os alunos do 10ºA: Cédric Magarreiro, Cristiano Almeida, Manuel Correia, Pedro Furtado.

Sem comentários: