quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Planeta - Cometa

Astrónomos fazem novas descobertas sobre planeta com cauda de cometa!

Alguns astrónomos fizeram novas descobertas sobre um objecto que pode ser chamado de "planeta-cometa". O gigante gasoso, baptizado de HD 209458b, tem uma órbita que passa tão perto da sua estrela que a sua atmosfera aquece e é projectada pelo espaço, formando uma espécie de cauda.
O planeta está a 153 anos-luz da Terra e pesa um pouco menos que Júpiter, mas está 100 vezes mais perto da sua estrela que o gigante do nosso Sistema Solar. O seu movimento de translação ocorre em apenas 3,5 dias - para se ter uma ideia, a órbita completa de Mercúrio, o planeta mais próximo do Sol, ocorre em 88 dias.
O HD 209458b é um dos planetas fora do Sistema Solar mais estudados, pois é dos poucos que podem ser vistos passando em frente à sua estrela, numa posição que facilita a sua análise.
Os astrónomos conseguiram medir o gás que é expelido pelo planeta e descobriram que nem todo o material escapa com a mesma velocidade. Embora o planeta seja praticamente "derretido" pela sua estrela, os cientistas afirmam que o HD 209458b ainda levará muitos anos para se evaporar.

Fonte: aqui

Os alunos do 10ºA: Jéssica Gomes, João correia, Tiago Rio, Pedro Costa, Vera Marreiros

Sem comentários: