quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Gliese 581 c

Gliese 581 c, tem como alcunha “Super Terra”. Este planeta, pertence à constelação Libra e orbita em torno de uma estrela anã vermelha que é 3 vezes menor que o Sol. Localiza-se a aproximadamente 20,5 anos-luz da Terra. Ao que tudo indica este planeta orbita numa zona que lhe permite, tal como a Terra no sistema solar, conter água no estado líquido.
Com base numa projecção da temperatura, à superfície, Gliese 581 c poderá ser o primeiro planeta extra-solar idêntico à Terra. O diâmetro é 50% maior do que o da Terra, e é perto de cinco vezes mais maciço. Assim sendo, a gravidade à superfície é 2,15 vezes mais forte que a terrestre. Um humano de 50kg, em Gliese 581 c, pesaria 80kg. Pensa-se que este planeta possa estar sempre com a mesma face virada para a sua estrela. Como consequência, este fenómeno pode fazer com que o planeta tenha grandes diferenças de temperatura entre a face virada para a estrela e a face de escuridão eterna. Calcula-se que o melhor local para se desenvolver vida será perto da fronteira entre estas duas partes do planeta, por apresentar um clima mais ameno. No entanto, a circulação atmosférica pode redistribuir o calor da estrela de forma contrabalançada, proporcionando assim uma maior área que possa ser habitada.
Segundo o astrofísico Xavier Bonfils, co-autor do estudo que identificou o planeta, a temperatura pode variar entre 0 e 40 graus Célsius, ou seja, o planeta reúne as condições necessárias para que possa ter água no estado líquido à superfície.
Cientistas da NASA, comunicaram que se possível, Gliese 581 c, irá ser alvo de pesquisas tripuladas. Tendo em conta que existe a possibilidade dos seres humanos poderem sobreviver às condições do novo planeta.

Fonte

Os alunos do 10ºA: Cedric Magarreiro; Cristiano Almeida; Manuel Correia; Pedro Furtado.

Sem comentários: