sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Dieta Mediterrânica

De acordo com a “Oldways Preservation & Exchange Trust” (uma reconhecida organização sem fins comerciais que realiza estudos sobre ciência nutricional e alimentação saudável), o conceito de dieta mediterrânica foi introduzido em 1993, pela Escola de Saúde Pública de Harvard e por esta Organização.

A dieta mediterrânica é baseada no estilo de cozinha tradicional dos povos que vivem na região do Mediterrâneo como Portugal, Espanha, Itália e Grécia.
Um dos seus grandes benefícios é a baixa incidência de doenças cardíacas e de cancro.
Nesta dieta entra o consumo de frutas, leguminosas e outros produtos hortícolas, pois são importantes fontes de energia, vitaminas, fibras e antioxidantes que promovem um bom estado de saúde e um bom controlo de peso.

É também importante substituirmos alimentos ricos em gorduras saturadas pelos ricos em insaturadas, como o azeite, pois sendo este rico em gorduras promotoras de saúde e micro nutrientes é essencial para manter o equilíbrio no organismo.
As Ervas aromáticas, são boas para adicionar sabores e aromas aos alimentos reduzindo a necessidade de usar o sal na comida (claro que devemos ingerir sal, mas em quantidade reduzida).

O consumo de peixe e marisco é também muito importante, pois são fontes de proteína saudável para as populações. O peixe é rico em omega-3, um ácido gordo essencial para a diminuição dos níveis de colesterol.

O vinho, apesar das suas virtudes, deve ser ingerido moderadamente, pois o consumo de álcool em excesso é prejudicial à saúde.
Deve-se também consumir mais as carnes brancas em vez das carnes vermelhas, pois estas são mais ricas em gorduras prejudiciais à saúde, por exemplo, aumentam os níveis de colesterol.
Por fim, os lacticínios são muitos importantes, pois contêm cálcio que é fundamental para a saúde óssea e proteínas equilibradas ricas em aminoácidos essenciais.

Depois da informação obtida, ficamos a saber que a dieta mediterrânica é muito saudável e equilibrada, e se mais pessoas a adoptassem, provavelmente a saúde da população estaria melhor.

Fonte
Imagem daqui
Receitas mediterrânicas

Os alunos do 10ºA:Andreia Gonçalves, Carolina Neves, Catarina Luz, Cíntia Pacheco.

Sem comentários: