quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Descoberto dinossauro com mais chifres

Arqueólogos encontraram os restos de um dinossauro, o Kosmoceratops, que é possivelmente o animal com mais chifres que já andou pela Terra. A espécie viveu há 76 milhões de anos nos pântanos da Laramidia onde hoje fica actualmente o estado de Utah, no Oeste dos Estados Unidos.

"“O Kosmoceratops possuía 15 chifres tinha um chifre acima do nariz, um acima de cada um dos olhos, um a sair de cada lado da face e uma fila de 10 atrás da cabeça.”
“Viveu na Laramidia uma área conhecida como o "continente perdido", junto com outros herbívoros e carnívoros, como os Velociraptores e Tiranossauros.
Os machos e fêmeas da espécie possuem os mesmos chifres. Os machos teriam desenvolvido os cornos com propósito sexual e de defesa, uma forma de atrair as fêmeas e combater outros machos. Já para as fêmeas, "a explicação mais óbvia é de que elas imitavam os machos para que não fossem atacadas por predadores", afirmam os Paleontólogos."

Com esta nova descoberta ficamos cada vez mais conscientes que ainda existe muito para descobrir sobre o passado do nosso planeta e surpreendidos com a diversidade de espécies e suas características! Só temos de agradecer a todos os cientistas e arqueólogos pelo seu trabalho, dedicação e persistência!
Fonte
Imagens: daqui e daqui.
Os alunos do 10º A: Andrea Marreiros, Marisa Santos, Sara Mucha e Tatiana Costa.

Sem comentários: