quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Ossos Fortes e Dentes Saudáveis

O leite, quando consumido com regularidade, apresenta inúmeros benefícios para a saúde, sendo importante não apenas na fase de crescimento, mas também nas restantes etapas da vida.

É um alimento versátil que apresenta nutrientes necessários a uma alimentação saudável:

- Proteínas de elevado valor nutricional, ricas em aminoácidos essenciais;

- Lactose, que fornece energia e desempenha um papel importante na manutenção do equilíbrio da flora intestinal, mas que não é tolerada por algumas pessoas;

- Gorduras ricas em ácidos gordos saturados e mono-insaturados (3,5% no leite gordo, entre 1,5 e 1,8% no meio gordo e praticamente inexistente no leite magro);

- Vitaminas B1, B2, B12, A e D, cálcio, sódio, potássio, fósforo e zinco. Vitaminas A e D, lipossolúveis, presentes no leite gordo e meio gordo.

Apesar da sua riqueza nestes nutrientes essenciais, é a quantidade e a qualidade do cálcio que marcam a diferença. Este mineral, cujas necessidades variam ao longo da vida, sendo mais elevadas durante o crescimento, gravidez e velhice, permite, quando em conjunto com a vitamina D e a correcta dose de exercício físico, aumentar a matriz óssea e assim reduzir o risco de osteoporose. Por outro lado, intervém na correcta formação dos dentes, contracção muscular, coagulação do sangue, entre outras e numerosas reacções que ocorrem no nosso organismo.

É pois conveniente beber 2 a 3 doses de leite por dia mantendo sempre as proporções da roda dos alimentos.

Imagem daqui...

Sem comentários: