sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Natureza Amiga do Coração

“Um estudo inglês revela que a mortalidade entre indivíduos com menos recursos económicos e, assim, mais vulneráveis às consequências das doenças, pode ser reduzida se aqueles tiverem mais contacto com a Natureza.

Nesta investigação, a população inglesa activa foi classificada com base nos rendimentos e na exposição a espaços verdes.

Paralelamente, foram analisados os registos de óbitos entre 2001 e 2005, para averiguar se havia relação entre baixos recursos, mortalidade e proximidade com o meio ambiente.

A mortalidade era maior entre os indivíduos com menos rendimentos. Mas, nos grupos desfavorecidos que passavam mais tempo junto de espaços verdes, a mortalidade global e causada por doenças cardiovasculares sofria uma redução de 30%. Já em mortes por cancro do pulmão ou doenças auto-infligidas, o meio ambiente não influencia.

Usufruir de ambientes verdes pode compensar o impacto das diferenças socioeconómicas na saúde, como problemas cardiovasculares, a primeira causa de morte por doença em Portugal.”


Este estudo mostra que os nossos momentos de lazer, em contacto com a natureza, são realmente importantes, pois permitem-nos não só esquecer o stress e a rotina diária, mas também combater doenças que, hoje, muito nos preocupam.


Fonte...

Imagem...

Sem comentários: