quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Saída de Campo à Praia de Porto de Mós

"No dia 14 de Novembro de 2008, no âmbito da disciplina de Biologia e Geologia, participámos numa visita de estudo à Praia de Porto de Mós, cujo principal objectivo era conhecer a Geologia e observar a intervenção e impacto do Homem naquela zona.

Saímos da escola e dirigimo-nos para Porto de Mós, onde efectuámos a paragem I (ver fig 1).

Neste local, conseguimos observar o contacto por falha entre as rochas do Miocénico e as do Cretácico, que estão lado a lado, apesar dos milhões de anos que separam a sua formação (ver fig 2).

Verificámos, também, o impacto das construções humanas sobre este contacto, que se encontra cada vez menos visível.

Deste local, ao olharmos para Oeste constatámos a presença de numerosas ravinas provocadas pelas águas de escorrência que têm vindo a aumentar devido à impermeabilização gerada pela ocupação humana.

Dirigimo-nos, então, para a paragem Ia onde, a partir da praia, observámos o mesmo contacto da paragem anterior. Neste local são visíveis numerosas falhas secundárias que cortam toda a arriba (ver fig 3).

Continuámos ao longo da praia para o local da paragem II observando a erosão diferencial provocada pelo mar, a erosão pelas águas de escorrência, as estruturas de colapso (ver fig 4), potenciadas pelo peso exercido no topo da arriba, e numerosos fósseis.

Por fim, dirigimo-nos para a paragem III, na zona Oeste da Praia de Porto de Mós, onde, mais uma vez, observámos o contacto por falha entre as rochas do Miocénico e as do Cretácico (ver fig 5), as Formações rochosas “Margas da Luz” e “Margo-Calcários de Porto de Mós”, numerosas falhas que cortam toda a arriba apresentando movimentos consideráveis.


Terminada a última paragem, regressámos à escola satisfeitos por termos tido a oportunidade de estudar as rochas no local de afloramento, de uma forma descontraída e divertida.

Os alunos do 10º D"

Sem comentários: