terça-feira, 23 de setembro de 2008

Outono, época de Migração

Chegou o Outono! Com ele trouxe as primeiras chuvas, o levante, as folhas caídas, a cor castanha, a nostalgia criada pelos dias cada vez mais curtos...

Esta estação, que muitos detestam e outros adoram, é especial para as aves, pois é nesta altura que se preparam para enfrentar o Inverno. Uma das estratégias mais utilizadas é a migração que permite a deslocação sazonal entre habitats bem definidos geograficamente. Assim, as aves migradoras movimentam-se para regiões mais amenas e com maior abundância alimentar para passar o Inverno, retornando na Primavera.

A região de Sagres é uma das privilegiadas do Algarve permitindo, por estar na rota de migração, a observação de aves como a Águia-cobreira Circaetus gallicus, a Águia-calçada Hieraaetus pennatus, o Milhafre-preto Milvus migrans, o Búteo-vespeiro Pernis apivorus, o Britango Neophron percnopterus, o Gavião Accipiter nisus, entre outras.

Se gosta de aves e de passear no campo aproveite um fim de semana, equipe-se com um bom guia de identificação de aves e uns binóculos - rume em direcção a Sagres e aproveite o seu Outono.

Para saber mais consulte o site da SPEA

1 comentário:

Maria de Fátima disse...

Para os iniciados, talvez isto dê uma ajuda
para os que~dizem não ter paciência: e se organizassem um dia de observação?